UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO
DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO
DE HISTÓRIA LICENCIATURA
PROJETO
PEDAGÓGICO:
História, Arte e Religião ( Museu
de Artes Sacras de São Cristovão).
Projeto
Pedagógico apresentado ao Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Sousa, professor da
disciplina Temas de História de Sergipe I, tendo como meta realizar atividades
pratica referente a II unidade da disciplina, proposta no planejamento
acadêmico do período 2012.2
São Cristóvão
Outubro
de 2012.
Projeto Pedagógico: História,
Arte e Religião em São Cristóvão.
Visita ao Museu de Artes Sacras
de São Cristóvão em Sergipe.
1. Apresentação:
O
presente projeto constitui-se em uma ferramenta que permitirá compreender a
importância de um patrimônio histórico.
Para
compreender melhor o projeto proposto iremos fazer uma leitura do informativo
do próprio museu e o assunto proposto em sala de aula para melhor entender os
significados das artes e da religião para a história, entender a história
envolvida por trás de cada local do Convento de São Francisco.
2. Justificativa:
O
presente projeto que tem como título História,
Arte e Religião surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos um momento
de reflexão sobre a importância de um patrimônio histórico e do próprio Museu
Artes Sacras para a história de Sergipe. Sendo por tanto ministrada pela
professora Evelyn Santana aos alunos do Ensino Médio.
Sendo esse projeto proposto pelo
professor Dr. Antônio Lindivaldo Souza, valendo ponto para a II avaliação da
Disciplina História de Sergipe I.
III– OBJETIVOS:
3.1.
Objetivo Geral:
Compreender a arquitetura
artística e religiosa do séc. XVI que predominava no Brasil, as mudanças que
ocorreram durante o tempo e o processo de desenvolvimento da religiosidade e
dos significados das imagens.
3.2.
Objetivos Específicos:
Demonstrar
como se deu a construção do convento de são Francisco e como foi usado ao longo
dos anos;
Aprender
a importância da preservação para a história;
Entender
o processo religioso abordado, estudando um pouco da ordem terceira dos
franciscanos onde foi construído o museu;
Discutir
os significados das imagens principais lá encontradas.
IV
– PÚBLICO-ALVO
Alunos de história do ensino
médio.
V - METODOLOGIA
Para
atingirmos os objetivos propostos referentes a este projeto, desenvolvemos os
seguintes procedimentos metodológicos:
Na primeira parte começaremos lendo o conteúdo da aula que
tem por titulo arte e religião, seguido de aula ao ar livre em baixo da arvore
na praça São Francisco (tombada).
Na segunda parte faremos uma dinâmica, onde trabalharemos a
percepção dos alunos ao observar a arquitetura do convento e as esculturas do
museu, tendo que anotar os detalhes. Para enfim escreverem um relatório de tudo
que foi visto e aprendido.
O tempo da visita será das 10h00minh às 11h00minh;
O tempo da aula será das 08h00minh ás 09h30minh;
Tendo 30min para observar a arquitetura ao lado de fora.
VI
– CRONOGRAMA
Atividades
|
Período
|
Análise
do conteúdo programático (textos: 3,4,5) e informativo.
|
De
14 de fevereiro a 20 de março 2013.
|
Visita
monitorada ao Museu de Artes Sacras
|
20
de março de 2013.
|
Entrega do relatório escrito
|
28 de março de 2013
|
VIII – Referência Bibliográfica
Burity, Joanildo e Andrade, Péricles. Religião e Cidadania. 2011
FOTOS PARA ILUSTRAR TIRADAS DE UM LIVRETE QUE CONTA A HISTÓRIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO CRISTÓVÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário