quarta-feira, 3 de abril de 2013

PROJETO PEDAGÓGICO.




UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA



PROJETO PEDAGÓGICO:




História, Arte e Religião ( Museu de Artes Sacras de São Cristovão).




Projeto Pedagógico apresentado ao Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Sousa, professor da disciplina Temas de História de Sergipe I, tendo como meta realizar atividades pratica referente a II unidade da disciplina, proposta no planejamento acadêmico do período 2012.2



São Cristóvão
Outubro de 2012.









Projeto Pedagógico: História, Arte e Religião em São Cristóvão.
Visita ao Museu de Artes Sacras de São Cristóvão em Sergipe.

1.      Apresentação:
O presente projeto constitui-se em uma ferramenta que permitirá compreender a importância de um patrimônio histórico.
Para compreender melhor o projeto proposto iremos fazer uma leitura do informativo do próprio museu e o assunto proposto em sala de aula para melhor entender os significados das artes e da religião para a história, entender a história envolvida por trás de cada local do Convento de São Francisco.


2.      Justificativa:
  O presente projeto que tem como título História, Arte e Religião surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos um momento de reflexão sobre a importância de um patrimônio histórico e do próprio Museu Artes Sacras para a história de Sergipe. Sendo por tanto ministrada pela professora Evelyn Santana aos alunos do Ensino Médio.
            Sendo esse projeto proposto pelo professor Dr. Antônio Lindivaldo Souza, valendo ponto para a II avaliação da Disciplina História de Sergipe I. 

III– OBJETIVOS:
3.1.                    Objetivo Geral:
Compreender a arquitetura artística e religiosa do séc. XVI que predominava no Brasil, as mudanças que ocorreram durante o tempo e o processo de desenvolvimento da religiosidade e dos significados das imagens.
3.2.                    Objetivos Específicos:

Demonstrar como se deu a construção do convento de são Francisco e como foi usado ao longo dos anos;
Aprender a importância da preservação para a história;
Entender o processo religioso abordado, estudando um pouco da ordem terceira dos franciscanos onde foi construído o museu;
Discutir os significados das imagens principais lá encontradas.
IV – PÚBLICO-ALVO

Alunos de história do ensino médio.
V - METODOLOGIA
 Para atingirmos os objetivos propostos referentes a este projeto, desenvolvemos os seguintes procedimentos metodológicos:
Na primeira parte começaremos lendo o conteúdo da aula que tem por titulo arte e religião, seguido de aula ao ar livre em baixo da arvore na praça São Francisco (tombada).
Na segunda parte faremos uma dinâmica, onde trabalharemos a percepção dos alunos ao observar a arquitetura do convento e as esculturas do museu, tendo que anotar os detalhes. Para enfim escreverem um relatório de tudo que foi visto e aprendido.
O tempo da visita será das 10h00minh às 11h00minh;
O tempo da aula será das 08h00minh ás 09h30minh;
Tendo 30min para observar a arquitetura ao lado de fora.

VI – CRONOGRAMA
Atividades
Período
Análise do conteúdo programático (textos: 3,4,5) e informativo.
De 14 de fevereiro a 20 de março 2013.
Visita monitorada ao Museu de Artes Sacras
20 de março de 2013.
Entrega do relatório escrito
28 de março de 2013


VIII – Referência Bibliográfica

Burity, Joanildo e Andrade, Péricles. Religião e Cidadania. 2011





FOTOS PARA ILUSTRAR TIRADAS DE UM LIVRETE QUE CONTA A HISTÓRIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO CRISTÓVÃO 








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